domingo, 28 de fevereiro de 2016

Dicas de Leitura #007 - O Afeganistão Para o Mundo


Se você clicou no título ou no "Leia Mais..." desta postagem, prepare-se. Nossa cultura ditada "ocidental", muitas vezes, pode incorrer em percepções dúbias acerca do que se faz do outro lado do mundo. Quando se ouve falar dos árabes, muçulmanos, Oriente Médio ou Afeganistão, a única coisa que a mente de muitos se faz concluir é "Terrorismo".

A percepção limitada ou pautada pelas incessantes notícias de violência e atentados mundo afora, contribui com a manutenção da ignorância, sobretudo naqueles que pouco conhecem dos termos citados acima. A mídia Ocidental no pós 11 de Setembro se tornou a principal formadora dessa opinião, onde paira a rivalidade e aversão entre o Oriente e o Ocidente.

Hoje, nossas dicas de leitura dão referencias que contribuem para mostrar ao mundo, que entre os povos, independente de suas culturas, não há diferenças: todos somos humanos. É possível viver sem rótulos, e deixar de praticar o ato de rotular, quando se busca descortinar o desconhecido e aproveitar as janelas que mostram a luz do conhecimento.



Khaled Hosseini - Durante entrega do John Steinbeck Awards - 2014, no qual foi homenageado. DIVULGAÇÃO


Khaled Hosseini nasceu em 1965, em Cabul. É o autor de romances best-sellers que, somados, venderam mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo. Seu pai trabalhava como diplomata, e quando ele tinha 11 anos, a família se mudou para a França. Enquanto residia em Paris com a família, comunistas tomaram o poder do Afeganistão por meio de um golpe de estado, impossibilitando-os de retornar ao seu país de origem. Assim, a família Hosseini precisou de asilo político nos Estados Unidos e passou a residir em San José, na Califórnia, além de contar com a ajuda governo norte-americano para manter-se. Lá, ele frequentou a escola norte-americana com pouquíssimo conhecimento da língua inglesa, e mais tarde tornou-se um cidadão. onde se formou médico e fixou residência. É casado e tem dois filhos.

Quando criança, Hosseini leu desde poesias persas a romances como Alice no País das Maravilhas e a séries de investigação e mistério. As lembranças de um Afeganistão pré-invasão soviética e suas experiências pessoais o levaram a escrever o seu primeiro romance, que o projetou internacionalmente:



Título: O Caçador de Pipas
 
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira / Ediouro
Tradução: Maria Helena Rouanet
ISBN:  9788520917671
Ano:  2005
Edição:  1
Número de páginas:  367
Acabamento: Brochura
Dimensões: 23cm x 16cm
Formato:  Médio
Assunto: Romance / Literatura Estrangeira
Peso: 0,582 Kg
Idioma: Português




O romance narra a singela amizade entre Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem mundos muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas.

E é justamente durante um campeonato de pipas, durante o inverno afegão, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar esta oportunidade, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão.

Vinte anos se passam. Sua terra foi dominada pelos extremistas Talibãs e subjugado pelos Estados Unidos. Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Transformado em filme em 2007 pelo diretor Marc Forster, o romance há mais de uma década emociona leitores de todo o mundo. E mostra um prisma onde os afegãos são extraordinariamente otimistas.



  • Super Recomendando, Nota:



  • Onde comprar? http://www.livrariacultura.com.br/p/o-cacador-de-pipas-42146569



    O segundo livro do autor, segue a mesma linha linguística que o consagrou, onde trata de abordar o delicado tema da opressão à mulher. Minhas impressões ao ver o livro, foi de uma capa feia, um título mal traduzido, e de que lá havia uma história requentada. E claro, a máxima não se fez verdadeira. Caí, literalmente, do cavalo com este livro, pois ele é tão bom quanto o primeiro.

    Em "A Cidade do Sol", Hosseini retrata uma realidade cultural do Afeganistão, que vêm antes do regime Talibã, que está totalmente fora de consonância com a realidade moderna. O autor se inspirou durante uma viagem a Cabul, em 2003, onde relata ter visto uma mulher sendo espancada na rua por um soldado extremista. A história em três atos, mostra duas mulheres sob a tirania de um mesmo homem:



    Título: A Cidade do Sol
     
    Autor: Khaled Hosseini
    Editora: Nova Fronteira / Ediouro
    Tradução: Maria Helena Rouanet
    ISBN:  9788520920107
    Ano:  2007
    Edição:  1
    Número de páginas:  368
    Acabamento: Brochura
    Dimensões: 23cm x 16cm x 2cm
    Formato:  Médio
    Assunto: Romance / Literatura Estrangeira
    Peso: 0,510 Kg
    Idioma: Português



    Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.

    Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: 'Você pode ser tudo o que quiser'. Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.

    Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece - Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do 'todo humano', somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

    As duas personagens passam por dramas e angústias semelhantes, mas sofrem de forma completamente diferente. Um exemplo: se ambas são espancadas pelo marido a maneira como encaram o fato faz com que o leitor veja uma grandeza particular em cada personagem. Longe dos estereótipos de um dramalhão mexicano, o livro traz um desfecho digno das suas protagonistas sem ser tendencioso ou conveniente.



  • Super Recomendando, Nota:



  • Onde comprar? http://www.americanas.com.br/produto/113923805/livro-a-cidade-do-sol



    Em maio de 2013, a Globo Livros adquiriu os diretos de editar os livros do autor no Brasil. E publicou O Silêncio das Montanhas, que se mantém na lista dos livros mais vendidos desde seu lançamento.


    Título: O Silêncio das Montanhas
     
    Autor: Khaled Hosseini
    Editora: Globo Livros
    Tradução: Claudio Carina
    ISBN:  978852505408
    Ano:  2013
    Edição: 1
    Número de páginas:  352
    Acabamento: Brochura
    Dimensões: 23cm x 16cm x 2cm
    Formato:  Médio
    Assunto: Romance / Literatura Estrangeira
    Peso: 0,480 Kg
    Idioma: Português




    Menos linear do que os anteriores e composto por uma intrincada estrutura de saltos cronológicos, a trama passa por diversas gerações e segredos de família. Traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens.

    Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em seus livros anteriores, o autor navega pelas maneiras de como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Mas desvia-se do estilo literário encontrado em suas duas primeiras obras.

    O título externa a importância das relações pessoais e como escolhas influenciam diretamente no futuro de quem decide e dos demais envolvidos. A história é bem impactante e denota os mais diversos sentimentos. Assuntos como miséria, poder, guerra, homossexualismo, laços de família, opressão, maus tratos e muitos outros são abordados de forma extraordinária. Prepare-se para se emocionar e refletir bastante, pois ele trás uma visão diferente a cada um que o lê.

    Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, em especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo".

    Vale a pena conhecer seus livros, pois tratam de histórias realmente genuínas e verdadeiras, e não apenas melodramáticas com se pode ler por ai. O próprio Khaled já mencionou uma vez: "a realidade sempre será mais dramática do que a imaginação de alguém poderia suportar". O autor foi nomeado Representante Voluntário do Alto Comissariado de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR), a Agência de Refugiados da ONU, em 2006. E inspirado por uma viagem que fez ao Afeganistão com o órgão, criou a Fundação Khaled Hosseini, uma instituição sem fins lucrativos que oferece assistência humanitária aos afegãos.



  • Super Recomendando, Nota:



  • Onde comprar? http://www.fnac.com.br/o-silencio-das-montanhas/p/636648?

    Se você já leu algum dos títulos, deixa seu comentário aí embaixo.
    Ou se essa dica te ajudou a escolher os livros de Hosseini, deixa seu comentário aqui depois.
    Um abraço pra vocês, galera!

    2 comentários:

    1. Maravilhosa resenha! Só não li A Cidade do Sol, ainda. Esse autor é um dos meus preferidos, mas ele me deixa receosa de ler suas obras, porque sofro demais com suas histórias! A escrita é maravilhosa, envolvente e arranca muitas lágrimas. Faz um tempo que estou juntando coragem para ler A Cidade do Sol. Adorei o blog! Parabéns pela resenha!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Carolina!

        É gratificante para nós as suas palavras! Estamos trabalhando sempre para trazer boas dicas para o nosso público.
        Os livros de Hosseini são maravilhosos. É de marejar os olhos de qualquer um.
        A Cidade do Sol é uma maravilha! Garantimos fortes emoções, pode estar certa!
        Sucesso a você e que usufua de leituras edificantes!
        Bjs! s2

        Excluir