Nova Era: Zibia em Vida e Consciência
Vamos continuar nossa resenha sobre Zibia Gasparetto, falando agora da sua fase espiritualista.
Dos sonhos de menina, que gostava de se fechar no quarto para colecionar frases e escrever contos policiais à la Agatha Christie, anos mais tarde, muita coisa se passou. Conciliava a família, as comunicações com o mundo invisível e o trabalho de dirigente do Centro de Desenvolvimento Espiritual Os Caminheiros, entidade assistencialista fundada e mantida pela família Gasparetto durante 26 anos.
Uma influência, essa bem mais terrena, também contribuiu para viabilizar a guinada da médium para o mercado. Foi só depois de ficar viúva, em 1980, que Zibia deu uma grande virada na sua vida: de típica dona de casa passou a empresária, encerrando as atividades de Os Caminheiros (que já contava com uma gráfica e uma editora) e fundando o Centro de Estudos Vida e Consciência, ao lado dos filhos Luiz Antonio e Silvana, em 1991, aprimorando suas atividades.
Luiz Gasparetto, seu filho mais famoso, à época, estava promovendo uma verdadeira revolução no espiritismo nacional. Seus outros dois filhos, Pedro e Irineu, também são médiuns. Pedro administra o curtume da família em Mogi das Cruzes/SP, e Irinei é músico e apresentador de rádio. Luiz, prático e despojado como poucas lideranças da sisuda religião, já era referência mundial no ramo da pintura mediúnica, tinha em seu currículo passagens por centros de referência em estudo de terapias alternativas e vinha dando disputadas palestras motivacionais com discurso que misturava as bases do espiritismo com técnicas de aprimoramento pessoal propaladas pelo movimento “Nova Era”.
Com uma visão completamente diferente do sucesso e, principalmente, do dinheiro, Luiz eliminou a noção de que o trabalho mediúnico devia ser gratuito, como pregava a Federação Espírita. E Zibia acolheu as orientações do filho. Assim como a família Gasparetto, vários dos egressos do espiritismo, ansiosos pela livre associação da doutrina ortodoxa da religião com novidades como a terapias ligadas ao hinduísmo, a energização de cristais e a autoajuda, vão se encaixar.
Em entrevistas, a autora confessa que teve de evoluir. "Quando fiquei viúva, já com os filhos crescidos, senti o chão faltar aos meus pés", lembra Zibia. "Queria substituir a muleta e me pendurar no Luiz, mas ele saiu correndo. Aliás, foi ele quem me esclareceu neste ponto, despertando-me a ideia de que se eu não cuidasse de mim, eu ficaria para trás e atrairia só sofrimento".
Zibia resolveu reagir, esclarecer-se e seguir o que ela define como a filosofia do Espaço: "Na verdade, somos todos estudiosos das leis cósmicas. Todos nós estamos experimentando as informações que nos chegam através dos espíritos e filtramos, por meio de nossas vivências, o que funciona na prática. Esse é um processo pessoal em que cada um pode comprovar o que é válido para si. A teoria sem essa prática pouca validade teria".
Também ela teve que enfrentar as próprias resistências: "Quando comecei a ler sobre as leis da prosperidade, descobri que bloqueava o seu fluxo. Tinha muito preconceito contra o dinheiro, por achar que não era coisa espiritual. Mas não é verdade que alguém seja incapaz ou que não tenha condições de fazer fluir a prosperidade em sua vida, não só a financeira, mas também a prosperidade em termos de felicidade, alegria, saúde e tudo o mais que a componha".
Ainda que colhendo resultados expressivos de seus trabalhos até então, o espírito Lucius, segundo a autora, igualmente antenado, deu os primeiros sinais de que mudaria o estilo de suas narrativas. Mas foi só no romance de número 11, intitulado “Pelas Portas do Coração”, de 1995, que a mudança se concretizou.

Pelas Portas Do Coração
Autora: Zibia Gasparetto (Ditado pelo Espírito de Lucius)
ISBN: 8585872152
Páginas: 360
Edição: 17
Tipo de capa: Brochura
Editora: Vida E Consciência
Ano: 1997
Assunto: Religiões-Espiritismo
Idioma: Português
Código de Barras: 9788585872151
Onde encontrar?
http://loja.vidaeconsciencia.com.br/prod,idloja,27938,idproduto,4671578,romances-pelas-portas-do-coracao---zibia-gasparetto
Recentemente, após mais de 500 mil exemplares vendidos desde seu lançamento e uma infinidade de
depoimentos de leitores que relatam como esta obra modificou sua percepção a respeito da
espiritualidade, a editora Vida e Consciência fez um relançamento do livro, com nova capa, projeto
editorial moderno e em conformidade com o novo acordo ortográfico.
O livro apresenta a história da protagonista Juliana, filha caçula de uma família tradicional
paulistana, dotada de poderes surpreendentes: além de prever o futuro, ela tem a capacidade de curar as pessoas e orientá-las com sábias palavras. A personagem nos mostra como agir: não se confundiu com o mundo, aceitou a mediunidade sem hesitação, tornou-se um canal do bem e dos valores da espiritualidade, com firmeza e serenidade, abrindo apenas as portas do coração.
De leitura ágil, apoiado basicamente em diálogos e quase sem referências ao espiritismo ou a Allan
Kardec, trama contemporânea marcou o início de uma segunda, e mais voraz, etapa da produção literária da autora. “Mudei por orientação dos espíritos”, afirma. “Lucius me disse que
precisava sair do rótulo espírita.”
Nos dez anos seguintes, entre 1995 e 2005, produziu o que havia levado 37 anos para fazer quando ainda dividia seu tempo com as obrigações e compromissos espíritas. E é curioso observar as mudanças na produção literária de Zibia nesta nova fase. Flertando pesadamente para a autoajuda, mas ainda com a rubrica de Lucius, seus novos livros venderam ainda mais.
O maior best-seller de sua carreira, “Ninguém é de Ninguém”, por exemplo, foi lançado em 2000 e beira a marca de 1 milhão de cópias vendidas. O sucesso da estratégia comercial da autora a fez emplacar diversos títulos simultaneamente na lista de mais vendidos do País, feito que só autores do quilate de Paulo Coelho haviam conseguido.

Título: Ninguém é de Ninguém
Subtítulo: Pelo Espírito Lucius
Autora: Zibia Gasparetto
ISBN: 8585872675
Páginas: 378
Edição: 1
Tipo de capa: Brochura
Editora: Espaço Vida E Consciência
Ano: 2000
Assunto: Crenças-Auto-Ajuda
Idioma: Português
Código de Barras: 9788585872670
Onde encontrar?
http://loja.vidaeconsciencia.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=27938&IDProduto=4671285
Dos 16 livros da autora que tive a oportunidade de ler, o mais fraco de todos foi "Onde Está Teresa?". A história se passa em São Paulo, enredada no assassinato e no mistério acerca do paradeiro da protagonista. Nessa história, nos deparamos com conflitos familiares como ciúme, traição e rivalidade, que atingem duas famílias, a de Octávio e a de Teresa.
O Livro é dividido em duas partes: a primeira é a constante busca por Teresa, o que haverá acontecido com ela? Na segunda parte, após Teresa ser encontrada, ficamos aflitos para saber qual rumo a historia vai seguir, já que ela não sabe o que fazer.
Em si, a história foi muito bem construída, e aos poucos, vamos conhecendo cada personagem. Há passagens das vidas passadas dos personagens e graças a isso, podemos entender o porquê de tudo, nos mostrando que nada é por acaso e tudo é necessário para o amadurecimento deles.
Um dos principais ensinamentos desse livro, é que as aparências enganam e como os relacionamentos podem ser destruídos por maldades alheias. Mas o ponto negativo a destacar é a linguagem simplória, que aparecerá nas demais obras deste novo período literário da escritora. A arte da capa não condiz com o que se passa na história. O livro, apesar da temática, se assemelha, mesmo que de forma bem simples, um dos livros da Agatha Christie.

Onde Está Teresa?
Subtítulo: Pelo Espírito Lucius
Autor: Zibia Gasparetto
ISBN: 9788577220175
Páginas: 392
Edição: 1
Tipo de capa: Brochura
Editora: Vida E Consciência
Ano: 2007
Assunto: Religiões-Espiritismo
Idioma: Português
Onde encontrar?
http://loja.vidaeconsciencia.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=27938&IDProduto=4671556
É absolutamente inegável que, à sua maneira, a autora mediúnica trabalha pela expansão do que ela acredita ser o caminho certo para o espiritualismo no Brasil. Ressalvas à parte, Zibia é uma mulher à frente de seu tempo, e que trabalhou incessantemente em uma época e que o trabalho da mulher era muito mais subjugado que nos dias atuais.
Além do compromisso com a produção de livros, ela hoje tem um programa semanal de rádio e, no começo do ano, lançou uma rede de televisão na internet. Batizada de Alma e Consciência TV (ACTV), que é administrada por seu neto René Gasparetto, tem quatro horas diárias de programação e, em breve, deve começar a produzir telenovelas baseadas nos livros de sucesso.
Atualmente, a médium diz escrever pelo computador, quatro vezes por semana, em cada dia uma obra diferente: consciente, declara ouvir uma voz ditando-lhe as palavras do texto. A dura rotina de
trabalho, contrasta com o declínio físico, natural da idade. Assim como o lado voraz nos negócios,
destoa da amabilidade e extrema generosidade de sua personalidade.
E apesar das críticas sobre a mercantilização de seu trabalho, Zibia contribui ativamente, no que
talvez seja sua principal missão, que é despertar pessoas para a espiritualidade e o autoconhecimento
através de leituras, muitas vezes chamada de "água com açúcar".
É autora de títulos, entre romances, crônicas e pensamentos, e suas obras já foram traduzidas para o
espanhol, inglês e japonês. Com seus livros, Zibia contribui para o fortalecimento da literatura
espiritualista no mercado editorial e para a popularização do espiritualismo. com mais de 45 livros
publicados, 17 milhões de exemplares vendidos em todo mundo.
Aqui, o Blog Canetada encerra esta resenha, agradecendo e fazendo uma pequena homenagem a Zibia. Por mais que haja controvérsias sobre a forma de gerir sua obra, seu legado permanecerá, principalmente pelas mensagens que seu trabalho têm deixado para seus leitores.
Esperamos ter ajudado a apresentar este tema a vocês. Contamos com seus comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário