domingo, 1 de maio de 2016

Dicas de Leitura #008 - Os Romances Mediúnicos de Marcelo Cezar


Desde que o mundo é mundo, discutimos e tentamos descobrir o que existe além da morte. Muito do que se conhece sobre a filosofia espírita e espiritualista, em destaque, no Brasil, se dá através dos Romances Mediúnicos, que cumprem um papel de porta de entrada para o conhecimento da Doutrina decodificada por Allan Kardec na França do século XIX.

Nossas dicas de leitura desta semana chegam pra destacar o potencial de sucesso da fórmula que combina romantismo e espiritualidade na literatura e na cultura brasileira de maneira geral.

O paulistano de 49 anos e, em especial, seu mentor, o espírito Marco Aurélio, criaram uma parceria de trabalho no desenvolvimento do ser humano. Já são 15 títulos lançados desde 2000, que somam mais de 1,5 milhões de exemplares vendidos, onde o leitor é convidado a refletir sobre temas relacionados a impulsividade, justiça, estima, ódio, ciúmes e perdão. Sentimentos humanos e espirituais traduzidos em belos romances que descortinam valores e experiências edificantes para nossas vidas.

Marcelo Cezar e um de seus títulos de maior sucesso - Divulgação 

Seu primeiro romance, ditado pelo espírito Marco Aurélio ao longo de mais de dez anos, durante as sessões de psicografia, foi publicado pela primeira vez no fim da década de 1990. Uma década depois, ao mudar de residência, Marcelo encontrou outras anotações que faziam parte do original. Sob orientação de seu mentor, juntou os escritos e relançou A vida sempre vence em uma versão revista e ampliada.




Título: A Vida Sempre Vence
 
Autor: Marcelo Cezar
Editora: Vida & Consciência
ISBN: 9788577221585
Ano: 2000 | 2011
Edição: 2
Número de páginas: 328
Acabamento: Brochura
Dimensões: 23cm x 16cm x 1,71cm
Formato:  Médio
Assunto: Literatura Espiritualista / Romances
Peso: 0,490 Kg
Idioma: Português






Lançado em 2000 e reeditado em 2011, este romance é passado nos Estados Unidos e, no desenrolar da história, vai para o Brasil (na virada do século XIX para o XX). Uma tragédia muda o rumo do destino de uma família. O que poderia explicar a atitude tão surpreendente e radical de uma mãe?

A trama central se dá aos protagonistas Sam, Mark Adolph, Emily e Anna.

A pacata e fictícia cidade de Little Flower é o lar do jovem casal Sam e Brenda. Apesar das aflições da recente união, certo dia, Sam se depara com a bizarra cena de seus dois filhos gêmeos, mortos por estrangulamento. Sam entra em depressão e Brenda acaba cometendo o suicídio, depois de um longo período de obsessão espiritual.

Anna é irmã adotiva de Brenda e empregada do casal. Com a ajuda dela, do xerife Mark e dos amigos Adolph, Emily e do Dr. Lawrence, Sam vai se recuperando e aceitando a tragédia que fora cometido. Na parte espiritual, encontramos a ajuda de Agnes e Júlia, que inspiram e orientam os personagens principais.

Adolph teve um grande amor que o abandonou e nunca mais voltou a se interessar por ninguém. Já Mark e Emily acabam formando um casal. Anna é apaixonada por seu cunhado, agora viúvo Sam, mas, a princípio, opta por esconder seu amor, justamente por conta de questões morais da época.

Cansados e desiludidos com a vida na América do Norte, que vinha passando por uma grave Guerra Civil, eles decidem partir para o Brasil. O destino de todos estava selado em uma linda missão em terras brasileiras, auxiliando e sendo auxiliados pela cultura dos negros escravos.

Ao final da narrativa, com uma reviravolta surpreendente, temos as respostas dos motivos que levaram a esta forte ligação das personagens. Ficamos com a compreensão de como o livre-arbítrio influencia nosso destino.

A história é tão boa que prende a atenção sorrateiramente. A nova edição, de 2011, revisou a linguagem a fim de facilitar ainda mais o entendimento da mensagem que Cezar e Marco Aurélio se fitam a passar. Encontramos pinceladas doutrinárias nos diálogos entre os personagens, numa época em que o espiritismo estava dando seus primeiros passos.




  • Recomendando, Nota:



  • Onde Comprar?

    https://lojavidaeconsciencia.lojavirtualfc.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=27938&IDProduto=4669197



    Há livros que nos conduzem a uma profunda reflexão e nos ajuda a esclarecer a consciência. Este segundo livro, destaco de forma muito especial, pois me ajudou particularmente. Uma das muitas leituras edificantes que tive a oportunidade de vivenciar.

    É comum olhar para os outros, apontar falhas, defeitos, fraquezas e fazer julgamentos. Mas, de forma geral, nos esquecemos que enquanto um dedo aponta, os outros dedos estão voltados para nós mesmos, e sempre que julgamos, somos julgados na mesma medida e peso.





    Título: Nada É Como Parece
     
    Autor: Marcelo Cezar
    Editora: Vida & Consciência
    ISBN: 8585872799 / 9788585872793
    Ano: 2002
    Edição: 1
    Número de páginas: 309
    Acabamento: Brochura
    Dimensões: 20,7cm x 14cm x 1,62cm
    Formato:  Médio
    Assunto: Literatura Espiritualista / Romances
    Peso: 0,375 Kg
    Idioma: Português






    No romance, três amigas de infância (Eulália, Chiquinha e Cora), conhecidas por toda alta sociedade
    paulista dos idos de 1900, se separam misteriosamente. Vinte e cinco anos depois o passado volta à tona em meio a desentendimentos e conflitos, mostrando com clareza que, em sociedade, nem sempre as pessoas são como parecem.

    A história nos trás o ensinamento que todos nós temos o direito de pensar e idealizar as pessoas como quisermos, afinal possuímos a faculdade do livre pensamento. Isso nos permite criar situações, como também de enxergar os outros de acordo com nosso senso de realidade.

    Mas esta especificidade da cognição humana, muitas vezes, mais atrapalha que ajuda, E isso se dá, como o próprio livro nos passa, simplesmente porque nos cegamos em preconceitos. Há ainda uma forte referência ao fato da resignação e ao fato de que temos de entender, olhar e aceitar as pessoas como elas são, e não como gostaríamos que elas fossem.

    Outra grande mensagem desta magnifica história, é de que por mais que haja desajustes obscuros da personalidade humana, existe muita bondade e generosidade espalhadas pelo mundo, basta
    ter olhos para ver!

    A vida nos envia sinais para melhorarmos sempre, por pior que possa parecer a situação, ou sofrimento, como nos habituamos a classificar temerariamente. Aprender a viver melhor é tarefa intransferível, porque ninguém é fraco, apenas não sabe usar a própria força interior para trilhar um caminho mais harmonioso durante a jornada da vida.



  • Recomendando, Nota:



  • Onde Comprar? 

    https://lojavidaeconsciencia.lojavirtualfc.com.br/prod,idloja,27938,idproduto,4671193,romances-nada-e-como-parece---marcelo-cezar



    Este título, que compartilho com vocês, foi a primeira leitura que fiz da dupla Cezar/Marco Aurélio. Já tinha lido vários livros da temática espiritual, mas confesso que este livro foi um tapa na cara da minha pessoa. Muitos ensinamentos e muitas falhas pessoais, cujo vi refletidas nesta história:




    Título: Nunca Estamos Sós
     
    Autor: Marcelo Cezar
    Editora: Vida & Consciência
    ISBN: 9788585872854
    Ano: 2003
    Edição: 1
    Número de páginas: 355
    Acabamento: Brochura
    Dimensões: 20,7cm x 14cm x 1,86cm
    Formato:  Médio
    Assunto: Literatura Espiritualista / Romances
    Peso: 0,375 Kg
    Idioma: Português








    A história gira em torno do jovem Heitor. Em sua última encarnação, viveu na cidade do Rio e morreu na tragédia do navio Bateau Mouche. Sua trajetória mostra como a sabedoria da vida trama nosso reencontro com a verdade implícita na sua essência.

    Vindo do interior de Minas Gerais, ambicionava muito ser alguém na vida, mas não tinha boa índole. De forma duvidosa, Heitor logo consegue um emprego em Belo Horizonte. Além de ser muito invejoso e de ter de conviver com amigos que evoluíam muito mais rápido que si, sentia muita raiva e dor por causa de Clarice, sua namorada da juventude no interior, a quem tinha enganado. Era um homem muito negativo, onde sua energia extremamente densa, fomentava desgraças.

    Para ele, o mundo é um caos: as pessoas não prestam, tudo está perdido. É o tipo da pessoa insegura que vê, nos outros, o que não consegue fazer por si, demonstrando, no final, que pessoas na mesma linha de pensamento que ele não podem, em sua maioria, atrair coisas boas.

    Este, é um dos pontos centrais do livro, que retrata uma questão atemporal da psique humana da incerteza. O medo do fracasso, atravanca no progresso do desenvolvimento social de cada indivíduo.

    O tempo passa, o jovem é transferido para o Rio de Janeiro, como havia sempre sonhado. Heitor, porém, se esquece de suas raízes, de sua família e de sua namorada. Um belo dia, é demitido da empresa, mas, indignado, não assina a demissão. Depois de mais de quinze anos, Heitor falece numa comemoração de fim de ano. Apesar disso, a empresa paga todos os seus direitos. Agora, desencarnado, Heitor conhece suas últimas encarnações e começa a compreender que perdera muitas oportunidades.

    Além de abordar, de forma pouco mais ampla, a questão de reencarnamos mergulhados no esquecimento do passado, a história frisa o fato, que para o autor e o mentor espiritual, denota a missão de que cada ser na Terra têm em desenvolver suas respectivas potencialidades e fortalecer a depuração das fraquezas morais.

    O fascínio das coisas fúteis que cegam os nossos anseios mais profundos, é o vício moral retratado e combatido nas palavras dos autores. Uma tempestade de eventos se dá, aludindo à sensação de abandonos. Mas a sabedoria da vida trama, em silêncio, o reencontro de Heitor com sua verdade interior.

    Neste dia, no alívio do final de todo este drama, a compreensão amadurecida nos revela que, diante de qualquer situação, realmente, "Nunca Estamos Sós", e que diante de qualquer circunstâncias, existem livres escolhas, onde só nos cabe escolher qual caminho seguir. Lembrem-se, estamos na terra em busca de evolução!



  • Recomendando, Nota:



  • Onde Comprar? 

    https://lojavidaeconsciencia.lojavirtualfc.com.br/prod,idloja,27938,idproduto,4671295,romances-nunca-estamos-sos---marcelo-cezar


    Galera, estas são as dicas desta semana!

    Tenham fé!

    Não esqueçam de comentar...

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário