segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Criticas e Resenhas #001 - Bíblia Em Ação – HQ


Desde muito garoto sou fascinado pelos livros. As capas coloridas, o peso, o cheiro... sei lá, tudo neles sempre me chamaram à atenção.

Meus pais, sempre muito humildes, nunca foram adeptos desse hábito. Apesar de não se ter muitos recursos para a compra de livros, sempre se tinha algo pra ler ou, quando se é muito pequeno, pra ver.

Como em toda casa cristã, apesar das preferências judaicas de meu pai ou católicas de minha mãe, havia muitos livros religiosos por lá. Tudo que era leitura gratuita sobre fé brotava das gavetas.

Em cima dessas minhas memórias, quando estava trabalhando no projeto desse site, me lembrei de minhas primeiras leituras. E curiosamente não foram às que tinham lá em casa, mas sim, na das minhas irmãs mais velhas:




Título: Novo Testamento Ilustrado

Autor: David Caleb Cook
ISBN: 1555136915
Ano: 1991 / Edição: 1ª
Editora: Liga Bíblica Mundial
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 250
Formato: 14 x 21
Idioma: Português










  • Recomendando, Nota:




  • Onde comprar: http://www.saraiva.com.br/novo-testamento-ilustrado-1391989.html

    Como o tema era recorrente, me interessei “nas figuras”. Eram ilustrações bonitas e que chamavam muito a minha atenção. Eu não era alfabetizado quando tive contato com este livro, mas adorava as imagens dos quadrinhos.


    Confesso que minha infância, nos anos 1990, era cercada da imagem do Cristo: na TV, na Igreja, nas figuras de livros e até no chaveiro que minha mãe usava na época. Era uma figura que me deixava muito amedrontado, a ponto de me mijar todo. Só não fazia isso, porque sabia que se o fizesse, a sova da minha mãe seria certeira! Lembro que corria do quarto, aos berros, com o Jesus que passava na TV, no encerramento daquele programa do Silvio Santos, a Porta da Esperança. A voz imponente dizia: “um dia, ainda vamos nos encontrar!”; Veja se isso não assusta qualquer criança:






    Enfim, passados os anos, os sustos e alguns dos meus medos de menino, recentemente me deparo com um remake daquele livrinho que tanto me chamava à atenção na infância. Não teve jeito. Comprei e me espantei pela qualidade do trabalho:






    Título: Bíblia Em Ação

    Subtítulo: A História da Salvação do Mundo – HQ
    Editora: Geográfica
    ISBN: 7897185850093
    Ano: 2011
    Papel: Couchê 70g/m2 - 4 cores
    Formato: 15,5 x 22,8cm
    Número de Páginas: 752
    Título Original: The Action Bible
    Tradutor: Ana Paula Garcia Spolon
    Ilustrador e Autor: Sergio Cariello






    A edição e o livro como um todo é uma obra prima. Os amantes de HQs, assim como eu, são só elogios: não perde em nada para os produtos da gringa! Sergio Cariello, artista brasileiro internacionalmente reconhecido, ilustrou com maestria esta adaptação da Bíblia, na qual demorou 3 anos para ser concluída.

    Traz mais de 200 narrativas em linguagem fácil (contemporânea, clara e forte), ritmo acelerado e em ordem cronológica, desde a Gênesis até o Apocalipse. Ao desembalar, se sente um pouco do cheiro de tinta, mas nada que tire o brilho do trabalho.

    As cores vibrantes, traço realista e super detalhado, com destaque às cenas mais dramáticas das Escrituras Sagradas, harmonizam perfeitamente com o texto bem escrito e cadenciado leva à uma experiência emocionante da história mais incrível que já foi escrita e mais vendida em todos os tempos. Os textos foram adaptados da versão original de David C. Cook (aquele, do livrinho da minha infância, rs...) numa tradução primorosa para o português, feitos por Ana Paula Garcia Spolon e Jorge Camargo.

    Quanto ao conteúdo, por se tratar de uma temática doutrinária, trata-se de um livro indispensável ao ser humano. Pode parecer um comentário simples, mas a crítica bíblica é uma área do conhecimento teológico e filosófico. E por não possuir um embasamento profundo neste prisma, não sou o mais recomendado para discutir sobre toda sua simbologia. Mas sua importância é a igual a Torá, o Alcorão, a Codificação Espírita e as demais escrituras sacras das religiões monoteístas e abraâmicas.

    A importante figura do reformador João Calvino, pai doutrinário do Presbiterianismo, dizia que "a fé não consiste na ignorância, mas no conhecimento". E é ao trabalho de evangelização do Presbiterianos a quem devemos esta brilhante ideia, fundamentada por David Caleb Cook, em reinventar a narrativa bíblica em quadrinhos, ainda no século XIX. Mostrar histórias heroicas, tendo Deus como o líder e herói dos heróis, é a grande sacada da ideia adaptada aos dias atuais.

    Infelizmente, a Bíblia em Ação é muito boa, mas não é perfeita. Há alguns erros de digitação, de interpretação e chegando a ser bem resumida em algumas passagens. Há momentos muito dramáticos e de enquadramentos muito bem elaborados. Porém, há partes em que o texto fica extremamente simplório. Apesar de seu tamanho, ela não conta todas as histórias da Bíblia em detalhes. Pelo fato de já ter lido algumas vezes a Bíblia, fica a sensação de ter ficado uma coisinha ou outra de fora.

    Porém, ela cumpre belissimamente o papel de leitura complementar ou inicial, numa edição elaborada especialmente para o público que se destina: o infanto-juvenil. Mas confesso que deixa também os leitores mais experientes boquiabertos com a alta qualidade do trabalho. Compensa cada centavo de seu preço, tanto para colecionar, quanto para navegar numa leitura gostosa e agradável.




  • Recomendando, Nota:




  • Onde comprar?

    http://www.saraiva.com.br/biblia-em-acao-a-historia-da-salvacao-do-mundo-hq-3675853.html



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário